Inscrição Conjuban 2014

Álbum de Fotos

Vídeos

FÉ É UMA DECISÃO Imprimir

alt

Habacuque 3.17-19 - “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

Introdução:

O livro do profeta Habacuque difere-se dos demais proféticos, visto que nos tais eles aplicam-se em pronunciar a vontade de Deus ao povo, e aqui o profeta aplica-se em compreender a vontade de Deus, até então, causadora de perplexidade ao profeta; visto que manifesto era que Deus permitiria a invasão Babilônica em Judá.

 

I – O mundo desabando-se ao redor do profeta.

* A visão da iminente invasão babilônica – (Hc 1)

* A perplexidade do profeta – (Hc 1.13)

* Deus responde: Juízo pela apostasia – (Hc 2)

* As consequências dessa invasão. (Hc 1.6-10)

* Tudo que era familiar a Habacuque seria destruído, templo, cidades, casas, famílias e etc.

 

II – A decisão de Habacuque.

* Ainda que a figueira não floresça.

* Nem haja fruto na vide

* O produto da oliveira minta

* As três árvores citadas eram os três maiores patrimônios agrícolas de Israel, pelo que produziam e significavam.

* Habacuque literalmente declara que sua alegria, não estava fundamentada em valores terrenos, mas no Senhor, não no que Deus podia dar, mas no que Deus é.

 

III – Os significados.

A videira é símbolo dos privilégios espirituais de Israel,

A figueira, dos privilégios nacionais, e

A oliveira, dos privilégios religiosos

A Figueira

Árvore originária do Oriente é muito abundante na Ásia e na Europa. Seus frutos veem antes das folhas. Há algo peculiar na figueira para simbolizar Israel: ao contrário de todas as outras árvores, a figueira tem como característica única que

seus frutos aparecem antes das folhas. A experiência com Deus é o mais importante, o demais é roupagem externa e secundária. Um verdadeiro israelita considera mais importante o fruto que as folhas.

A Videira

É um arbusto bem conhecido pela produção de uvas, cultivada desde os tempos antigos e mencionada muitas vezes nas Escrituras.

A Oliveira

A Oliveira Árvore muito comum em toda a parte das terras mencionadas no Velho Testamento. Seus frutos, esmagados, produziam o óleo ou azeite. O azeite era artigo importante como alimento (1 Rs 17.12,16; e2 Rs 4.2-7). Ainda servia de remédio.

IV – O resultado de confiar em Deus.

1. fará os meus pés como os das cervas...

* Rápidos, ligeiros, velozes (Destro para dar a volta por cima, hábeis para superar os problemas, velozes para vencer as lutas)

* Não tiraria Habacuque daquela situação, mas lhe daria condições de vencer, driblar os obstáculos, saltar entre os espinhos, não tropeças em pedras. Detalhe as corsas andam saltando!

2. Senhor me fará andar sobre as minhas alturas

* Romper os limites, ir além do suportável (Pessoas por bem menos tiram a vida, fazem uma loucura, entram em desespero), mas os que confiam no Senhor superam seus limites pelo poder de Deus.

 

Conclusão:

Que possamos ser resolutos como Habacuque em todos os tempos de nossa vida, sabendo que o justo por sua fé viverá, que possamos nos alegrar em Deus!

 

Perguntas para facilitação nos GCEM’s:

1. Ao grupo: a situação do mundo atual (mortes, brigas, corrupções e etc...) tem lhe deixado perplexo?

2. Se tem nos deixado perplexo de sua opinião para resolvemos essa situação.

3. O profeta Habacuque decidiu servir a Deus em meio a tantas coisas ruins de sua época. Neste tema falamos de que FÉ É UMA DECISÃO, que lição podemos tirar para nossas vidas desse tema?

AVISOS NOS GCEMS PARA O MÊS DE AGOSTO:

* Dias 3 e 4 – CTL 1º Modulo;

* Dias 10 e 11 – Festa da família;

* Dias 16,17 e 18 – Adorai – adoração sem limites.

 

Enquete

O que você achou do site!
 

Login



Mural de Recados

Lista de GCEM